Curso de E-commerce internacional | 3.ª edição
Adquira conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia integrada de e-commerce internacional com sucesso!
Inscreva-se 123,00 EUR
DATAS DE REALIZAÇÃo
A 3.ª edição do Curso de e-Commerce Internacional decorreu entre 6 de maio e 24 de julho de 2020, encontrando-se encerrada.
Para participar em futuras edições, esteja atento à agenda de eventos na homepage da e.Academia Internacionalizar e no site da AICEP https://www.portugalexporta.pt/ .
Porquê participar neste curso?
O comércio eletrónico é uma realidade incontornável nos processos de internacionalização das empresas, apresentando inúmeros desafios e oportunidades de negócio, perspetivando-se que em 2021 atinja a nível mundial o valor de 4,8 biliões de dólares.
Adquira
os conhecimentos necessários ao desenvolvimento e execução de uma estratégia internacional de comércio eletrónico - B2B e B2C, na presença de especialistas na matéria.
Aprenda com Especialistas e Profissionais nas Áreas de Conhecimento
Equipa de monitores formada em metodologia online, possuidora de conhecimentos aprofundados da plataforma tecnológica e dos conteúdos a ministrar.
Conheça o tutor e a equipa de especialistas.

- Co-Director do Master de International Ebusiness, ICEX
- Professor de Ecommerce em ICEX-CECO, IE Business School, The Valley, ISDI, Complutence, UNED e Kschool
- Ex-Country Manager, PayPal Espanha e Ex-Global Service Partner, Alibaba.com

Nuno Martins
Diretor de Comunicação e Marketing e Desenvolvimento de Negócio, DHL
Objetivos
Este curso proporciona-lhe a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, nomeadamente:
- conhecer e aplicar técnicas digitais à estratégia internacional das empresas;
- analisar os fatores de sucesso para a definição de uma estratégia correta de vendas online integrada com a estratégia de exportação;
- identificar e analisar áreas críticas de conhecimento de um canal de vendas online internacional - principais custos, benefícios, principais plataformas e fornecedores, captação de clientes ferramentas de suporte, estratégias omnicanal, enquadramento regulamentar e legal;
- conhecer as tendências dos modelos de negócio digital;
- identificar as melhores fontes de informação e ferramentas de inteligência competitiva online.
Programa – O que irá aprender?
O programa do curso constitui um guia prático para aqueles pretendam marcar ou reforçar a sua presença na internet como forma de venda dos seus produtos e serviços nos mercados nacional e internacional. Saiba como converter um canal
online numa fonte de receitas na demonstração de resultados da sua empresa, integrando-o na sua estratégia de exportação /importação.
MÓDULOS E CONTEÚDOS | Duracão (semanas) |
Datas |
---|---|---|
Módulo 0: Formação na Plataforma de E-Learning. Introdução às Atividades do Curso de E-Commerce | 1 | 6 a 8 maio |
Familiarização com as ferramentas e funcionalidades da plataforma e ambiente de trabalho em que o curso será desenvolvido. Introdução às atividades do primeiro módulo. | ||
Módulo 1: A integração do E-Commerce e o Processo de Internacionalização da Empresa: Como realizar uma Integração de Sucesso? | 1 | 11 a 15 de maio |
|
Web Conference: Estratégia do E-Commerce Internacional 14 de maio de 2020, 17:30 hrs |
|
Módulo 2: Principais ferramentas de inteligência competitiva: como conhecer nossos clientes, mercados e concorrentes | 1 | 18 a 22 de maio |
|
Web Conference: Ferramentas de Inteligencia Competitiva 21 de maio de 2020, 17:30 hrs. |
|
Módulo 3: Os Marketplaces como Ferramenta de Venda Internacional | 1 | 25 a 29 de maio |
|
Web Conference: Principais marketplaces B2B e B2C 27 de maio de 2020, 17:30 hrs. |
|
Módulo 4: Tecnologia Aplicável ao E-Commerce Internacional | 1 | 1 a 5 de junho |
|
Web Conference: Tecnología de E-commerce 3 de junho de 2020, 17:30 hrs. |
|
Semana de Recuperação | 1 | 8 a 12 de junho |
Módulo 5: O Plano de Marketing Digital adaptado a cada Mercado: Aspetos Diferenciadores sobre o Mercado Nacional | 1 | 15 a 19 de junho |
|
Web Conference: Aspetos Básicos do Marketing Digital Online Internacional 17 de junho de 2020, 17:30 hrs. Web Conference Master Class: Ferramentas de Google para Marketing Online Internacional 18 de junho de 2020, 17:30 hrs |
|
Módulo 6: Meios de Pagamento Online e Sistemas de Atendimento ao Cliente | 1 | 22 a 26 de junho |
|
Web Conference: Meios de Pagamento Online 24 de junho de 2020, 17:30 hrs Web Conference Master Class: Casos práticos de Meios de Pagamento Online (Viva Wallet) 25 de junho de 2020, 17:30 hrs. |
|
Módulo 7: Principais Modelos Logísticos Internacionais e Adequação Legal em Projetos de E-Commerce Internacional |
1 | 29 de junho a 3 de julho |
Logística Internacional:
|
Web Conference: Aspetos Logísticos de E-Commerce Internacional 1 de julho de 2020, 17:30 hrs. Web Conference Master Class: Casos Práticos de Logística Online. DHL 2 de julho de 2020, 17:30 hrs. |
|
Módulo 8: Casos Práticos. Financiamento do Investimento: alguns Planos de Apoio ao Financiamento e Incentivos Públicos | 1 | 6 a 10 de julho |
Casos Práticos:
Financiamento do Investimento: alguns planos de apoio ao financiamento e incentivos públicos. |
Web Conference: Aspetos Legais e Fiscais de E-Commerce Internacional 8 de julho de 2020, 17:30 hrs. Web Conference: Casos Práticos de E-Commerce Internacional 9 de julho de 2020, 17:30 hrs. |
|
Semana de Recuperação | 1 | 13 a 17 de julho |
Duração Total | 11 semanas (incluindo duas semanas recuperação) |
Quem deve participar?
- Empresas, preferencialmente PME exportadoras com diferentes graus de internacionalização, empenhadas no desenho e implementação da sua estratégia de internacionalização digital.
- Diretores/membros de departamentos de comércio eletrónico, de exportação ou de marketing. Empresários, gerentes e empreendedores que pretendam aprofundar conhecimentos e desenvolver capacidades de análise e de decisão sobre estratégia de comércio eletrónico internacional das suas empresas.
Calendário
Acesso à Plataforma.
Inscrições Limitadas!
Como funciona?
- 100% online, com forte enfoque na componente prática.
- Acesso a conteúdos através da plataforma online, combinando:
- Documentação (formato Word /PDF) sobre os principais aspetos dos conteúdos abordados em cada módulo nas diversas áreas de conhecimento: estratégia de comércio eletrónico, tecnologia, marketplaces, meios de pagamento, marketing digital, logística e casos práticos.
- Webconferences, resumindo os principais aspetos focados em capítulo, com o objetivo de resposta a questões em tempo real e de incentivar a interação dos alunos, incluindo sessões especiais com palestrantes convidados, profissionais de empresas de relevo do meio digital e internacional. Estas sessões serão gravadas, às quais poderá aceder em qualquer momento.
- Fóruns online para discussão e debate de questões, com acesso a documentação /links adicional.
- Exercícios práticos para a resolução de casos para cada módulo.
- Aprendizagem, trabalho e atividades com apoio e acompanhamento personalizados, através de tutoria online assegurada por especialista nas matérias, proporcionando a interação permanente entre os formandos e o monitor.
- O curso está organizado em módulos, com a duração de uma semana. Cada módulo inicia-se com um plano de atividades que indica as tarefas a desenvolver semanalmente e o tempo disponível para cada uma delas. O aluno, para além da leitura da documentação da unidade, deve realizar as atividades propostas.
- Entre as atividades, são propostos exercícios práticos de caráter individual e/ou grupal, supervisionados pelo monitor, bem como exercícios de autoavaliação. A par destas atividades, é comum a realização de fóruns de discussão ou debate e webconferences sobre um tema em destaque.
- Número limitado de participantes (40), garantindo maior proximidade ao aluno e interação permanente entre os participantes e o monitor.
- O curso está estruturado em módulos com uma programação semanal, de segunda a sexta-feira, permitindo ao aluno recuperar durante o fim de semana. O tempo de dedicação para estudo de materiais e realização de exercícios /atividades de cada módulo estima-se em 12 a 15 horas semanais. O aluno conta ainda com duas semanas de recuperação, podendo realizar as atividades pendentes.
- Avaliação:
- O aluno é avaliado pelo tutor, tendo em conta a sua participação nas diferentes atividades programadas.
- 50%: participação nos fóruns.
- 50%: realização de exercícios. Resposta a questões baseadas num caso real.
- Após aprovação, receberá um certificado emitido pela AICEP.
TERMOS DE INSCRIÇÃO
As inscrições podem ser efetuadas através do preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada na plataforma e.academiainternacionalizar. O prazo para inscrição estará aberto até o número limite de alunos ser atingido (40). O custo de participação
neste curso é de 123 EUR, compreendendo os materiais de apoio disponibilizados durante o curso, manual de formação e a monitoria online, bem como o apoio técnico-pedagógico.
Após a sua inscrição receberá um
mail informativo sobre a modalidade de pagamento da inscrição e termos da aceitação da mesma.
Em caso de dúvida, poderá consultar-nos através dos contactos disponibilizados nesta plataforma.
Idioma
Material de aprendizagem e documentos de apoio - Português
Webconferences - Português,Espanhol
Requisitos
Curso de nível intermédio, nenhum pré-requisito requerido
Os participantes do programa online devem ter conhecimentos básicos de informática e internet.
Controlo de Qualidade
A AICEP monitoriza a qualidade do curso, tendo particularmente em consideração a avaliação que dos monitores e dos participantes no final de cada módulo e do curso.
No final do curso, os participantes respondem a um questionário de avaliação
sobre o formato do curso, a qualidade da equipa de monitores, o método de ensino e coordenação técnico-pedagógica. A análise dos resultados do contributo dos participantes neste âmbito constituirá um fator de base para a melhoria da qualidade
de futuras edições.
De igual modo, a AICEP realiza reuniões periódicas com a equipa de monitores, com o objetivo de resolver possíveis incidentes e introduzir melhorias.